quinta-feira, 16 de outubro de 2008

TEXTO SOBRE O ENSINO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ouvir música, aprender uma canção, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, são atividades que despertam, estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical, além de propiciar a vivência de elementos estruturais dessa linguagem.
A criança através da brincadeira, relaciona-se com o mundo que a cada dia descobre e é dessa forma que faz música: brincando. Receptiva e curiosa, ela pesquisa materiais sonoros, "descobre instrumentos", inventa melodias e ouve com prazer a música de todos os povos.
De forma ativa e contínua, a aprendizagem musical integra prática, reflexão e conscientização, encaminhando a experiência para níveis cada vez mais elaborados.
O envolvimento das crianças com o universo sonoro, começa ainda antes do nascimento, pois na faze intra-uterina os bebês já convivem com um ambiente de sons provocados pelo corpo da mãe, como sangue que flui nas veias, a respiração e a movimentação dos intestinos. A voz materna também constitui material sonoro especial e referência afetiva para eles.
Portanto, a interação da criança com a música, como podemos observar já se inicia logo cedo, ouvir música é quase inevitável em nossa paisagem sonora, pois como foi dito, é interessante observar o reconhecimento dos bebês ao ouvir a voz da mãe, o barulho do pai chegando do trabalho, das cantigas de ninar para dormir, o barulho dos objetos ao cair, o que desperta na criança a curiosidade, a alegria, entusiasmo ocasionados pela sonoridade. Estando presente a música em nossas vidas, podemos então afirmar que a linguagem musical surge espontaneamente na criança por meio do contato com o ambiente sonoro da cultura na qual está imersa.
O ensino da música vem sendo tratado com bastante seriedade e muitas perspectivas por profissionais da Educação Infantil. Trazendo como prova relatos de uma professora entrevistada.
O tipo de música escutado pela professora entrevistada de Educação Infantil coincide com o tipo de música de minha preferência também, ou seja, músicas que tragam em suas letras mensagens sentimentais.
Em relação à mídia, esta não tem influência em minha preferência musical. Acredito que quando gostamos de um tipo de música, não importa os tipos de músicas que estejam em destaque na mídia, pois já temos uma preferência musical formada em nossa mente.
De acordo com a entrevista e o relato pessoal, observei que o que mais chama atenção nas músicas ouvidas no dia-a-dia é a letra.
Das músicas que escuto no meu dia-a-dia, algumas podem ser usadas em sala de aula e outras não. As que podem ser usadas são as que falam de valores (tema fundamental a ser trabalhado) e as outras músicas podem não ser adequadas para utilizar em educação infantil devido à faixa etária das crianças.
Segundo a entrevista realizada, a professora aborda utilizar bastante músicas em suas aulas, quase que diariamente. Porém não as músicas de seu gosto pessoal e sim músicas clássicas, de ninar e etc. em atividades normais do dia-a-dia, no momento do trabalho dirigido, quando o plano do dia e as curiosidades já foram combinados, assim fazendo com que as crianças trabalhem em silêncio ouvindo a música.
A professora entrevistada vê a música como um ótimo recurso em sala de aula, pois ela é capaz de transmitir sossego, calmaria e até inspiração, fazendo com que o tempo passe mais rápido e a aula se torne mais prazerosa, trazendo tranqüilidade à sala de aula.
Acredito que a música seja um recurso muito importante no contexto escolar, pois ela estimula, acalma, torna a aula diferente e este é um ótimo recurso para trabalhar determinados conteúdos de forma muito mais gostosa.
O ensino da música na escola seria um diferencial fantástico na qualidade da educação, pois ela auxilia no desenvolvimento de aspectos psicomotores, socialização, desinibição e etc.
A Comissão de Educação (CE), presidida por Cristovam Buarque ( PDT-DF), aprovou em dezembro de 2007, por unanimidade e em decisão terminativa, projeto de lei que torna obrigatório o ensino de música nas escolas da educação básica. A proposta, da senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB (Lei 9.394/96) – para incluir a música como conteúdo do ensino de Artes.

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