quinta-feira, 16 de outubro de 2008

RESUMO DO LIVRO: JOGOS, PROJETOS E OFICINAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Educar significa propiciar situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros, de respeito e confiança e acesso pelas crianças aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.
A educação infantil abrange vários eixos de conhecimento, entre eles
estão: a Matemática, Língua Portuguesa, Natureza e Sociedade, Música, Jogos e Brincadeiras e Projetos e Oficinas.
As noções matemáticas abordadas na educação infantil correspondem a uma variedade de brincadeiras e jogos, principalmente aquelas classificadas como de construção e de regras. São exemplos disso, brincadeiras como a dança das cadeiras, quebra-cabeças, labirintos, dominós, dados de diferentes tipos, jogos de encaixe, jogos de carta, etc.
A observação direta e sistemática do aluno frente ao processo de construção e reconstrução de conhecimentos permite, ao professor, adequar a intervenção educativa e, ao aluno, a tomada de consciência de suas aprendizagens.
A aprendizagem de noções matemáticas na educação infantil está centrada no diálogo entre alunos e crianças. Ao comunicar qualquer idéia matemática, o educando está dando a medida do que aprendeu.
Saber quais são as competências essenciais a serem desenvolvidas pelas crianças da educação infantil é proporcionar meios de concretizar as intenções educativas estabelecidas.
Conceitos de grande e pequeno são explorados através de desenhos iguais, mas de tamanhos diferentes, impressos na mesma folha ou até mesmo utilizando os dedos da mão. Utilizando-se de tecidos, algodão, bichinho de pelúcia, pedaço de plástico e estimulando o manuseio destes objetos da-se vida aos conceitos de macio, duro, áspero e liso. As espessuras podem ser trabalhadas com a ajuda de cordas, barbantes ou na falta
deste material, fitas de papel.
Alguns conhecimentos, como ordem de tamanho, para cima e para baixo, aberto ou fechado, quente ou frio, estão sempre presentes no cotidiano das crianças. As filas no pátio da escola, geralmente são feitas por ordem de tamanho. Em casa ao utilizarem armários, começam a ter noção de aberto e fechado, e em cima ou em baixo. Ao se alimentarem descobrem um novo mundo de sensações, incluindo o quente e o frio.
As formas geométricas estão presentes na vida dos educandos praticamente desde que nascem. Mais tarde, em sala de aula este conteúdo é trazido com um pouco mais de sentido a eles, através da utilização de caixas, latas, maças de modelar, blocos lógicos, etc. A utilização de cd`s e cartões telefônicos usados, também podem ajudar o aluno a construir os conceitos de quadrado, retângulo, triangulo e círculo.
O conhecimento lógico - matemático implica a ação sobre os objetos, ou seja, é aquele em que o professor propicia à criança a oportunidade de reinventar determinada noção com base em sua atividade própria.
A avaliação deste conhecimento deve ser sistemática e se dá ao longo de todo processo de aprendizagem. Deve-se levar em consideração o conhecimento prévio que os alunos possuem sobre a escrita, leitura e idéia de números, medidas e geometria, e só então avaliar as possibilidades de aprendizagem de cada um.
A comunicação entre seres de mesma espécie é fundamental, sendo praticamente impossível imaginar uma convivência sem ela, e um dos meios mais eficientes de comunicação é a linguagem oral, pois através dela é que expressamos idéias, opiniões, sentimentos e é também através da linguagem oral que adquirimos conhecimento.
O trabalho com a linguagem constitui um dos eixos básicos na educação infantil, dada a sua importância para a formação do sujeito, para a integração com as outras pessoas.
A educação infantil ao promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças.
A aquisição da linguagem inicia-se nas conversas com os bebês, pois além de estreitar os laços de afetividade esse diálogo representa modelos lingüísticos dos quais a criança se apropria. Cabe a família e também a escola privilegiar o diálogo com as crianças, como por exemplo, promover rodas de conversa com alunos, pois estas estimulam os alunos a trocar idéias, contar casos ocorridos com eles, comentar fatos e etc.
Ótimo material para trabalhar a oralidade dos alunos são as adivinhas, parlendas, trava línguas, quadrinhas e ditados populares. As atividades com música também são excelentes aliadas no desenvolvimento da oralidade.
Um dos objetivos da educação infantil, talvez o mais importante, é despertar no aluno o gosto pela leitura. Os momentos de contar histórias são muito oportunos para despertar no educando a curiosidade e a vontade de ler. Ao ouvir histórias, a visão de mundo da criança é cada vez mais ampliada.
Os livros devem ser escolhidos com cuidado e de acordo com o gosto e a faixa etária das crianças.
A estratégia de oferecer oportunidade para que o aluno construa hipótese para decifrar o código escrito, pode continuar mesmo após a apresentação formal das primeiras letras e para uma melhor memorização é indispensável o uso de imagens.
A avaliação deste conhecimento deve ocorrer em atividades contextualizadas nas quais o professor pode perceber como os alunos estão construindo a sua linguagem.
A relação da criança pré-escolar com os fenômenos naturais e sociais pode ser sintetizada em uma única palavra: curiosidade. O conhecimento do mundo é transmitido a criança desde o seu nascimento.
A escola cabe propiciar ampliação desse conhecimento, incentivando a
criança a participar de descobertas, propiciando o desenvolvimento de suas capacidades de experimentar, refletir e formular hipóteses.
O ambiente escolar é um ambiente coletivo, de convivência, o que torna ainda mais enriquecedor o processo de construção do conhecimento, mas também envolve questões ligadas a valores como: ética, honestidade, disciplina, companheirismo, solidariedade, persistências e respeito, e é esse o enfoque que devemos buscar.
A organização do conteúdo, nesse sentido serve como um roteiro básico, nem sempre claramente delimitado a uma única área. È freqüente, um mesmo tema ser abordado em mais de uma disciplina.
Nossa proposta é calçada na valorização dos trabalhos tanto manuais quanto intelectuais, na compreensão do homem como parte do meio ambiente. Esta proposta visa estimular no aluno a autonomia e a visão crítica; despertar na criança a consciência da responsabilidade sobre o cuidado com seu corpo; permitir o acesso a produções da cultura popular vedadas pela mídia; e contribuir para a formação de um cidadão atuante.
Situações presentes na vida do aluno como a vacinação, a consulta ao dentista ou ao pediatra, a compra de um brinquedo ou dificuldades financeiras, podem ser temas geradores de uma atividade de reflexão em sala de aula.
Cuidados com o corpo e a saúde também são assuntos que devem ser abordados com as crianças. Este assunto pode ser abordado com o auxílio dos alimentos consumidos pelas crianças diariamente, no sentido delas conhecerem a importância de cada um.
O cuidado e o conhecimento dos hábitos de pequenos animais, podem trazer noções de diferença entre o modo de vida de cada um, de respeito ao próximo e principalmente respeito às diferenças.
Como nesta faixa etária o eixo natureza e sociedade abrange as disciplinas: Ciências, História e Geografia, a avaliação deve ser realizada de forma contínua, e não por meio de uma atividade especialmente planejada com esta finalidade.
A música é fundamental na formação de futuros cidadãos. Além do poder de encantar, pode ser utilizada para transmitir conhecimento. As canções populares constituem a mais viva expressão lingüística de um povo.
Associadas a música estão à dança, as brincadeiras e os jogos com movimentos e gestos corporais que devem constituir conteúdos para o trabalho com as crianças.
Ouvir música, aprender uma canção, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, jogos de mão, etc., são atividades que despertam, estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical, além de atenderem a necessidade de expressão que passa pela esfera afetiva, estética e cognitiva.
As músicas que exploram sons da natureza, sons de instrumentos musicais e composições clássicas são relaxantes e podem ser utilizadas em atividades que explorem a concentração e a meditação. Também é possível trabalhar a expressão corporal em conjunto com as músicas que exploram sons da natureza. As crianças podem perceber, sentir e ouvir, deixando-se guiar pela sensibilidade e pela imaginação que a música lhes sugere ou comunica.
Músicas que exploram movimentos ajustados a um ritmo, a interação, a imitação e ao reconhecimento do corpo, possibilitam a percepção rítmica, a identificação de segmentos do corpo e o contato físico.
Diversas ações intervêm na construção dos conhecimentos matemáticos, principalmente as músicas que envolvem diversas formas de contagem. Elas possibilitam fazer comparações entre quantidades e entre notações numéricas e permitem também localizar-se espacialmente.
Os jogos e brinquedos musicais da cultura infantil incluem acalantos. Os jogos constituem um fator importantíssimo para o desenvolvimento intelectual, motor e afetivo das crianças, pois permitem que elas entendam o mundo, expressando suas ações, sentimentos e idéias.
As adivinhas enceram enigmas a serem descobertos. O trabalho didático com adivinhas, além de ser uma maneira de difundir a cultura popular contribui para aprendizagem de novas palavras, permitindo que a criança amplie o seu vocabulário. As parlendas servem como fórmula de escolha em uma brincadeira e os textos da parlendas apresentam inúmeras variante, dependendo de cada região do país. Trava-língua é um termo usado para nomear uma modalidade de parlenda em forma de verso organizada de forma que se torna difícil de pronunciá-la sem tropeços. Jogos e brincadeiras encontradas nas diversas culturas propiciam conquistas no plano de coordenação e precisão do movimento.
Os projetos são conjuntos de atividade que trabalham com conhecimentos específicos, construídos a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor de um problema para resolver ou um produto final que se quer obter.
Projeto é algo motivador, pois possibilita uma aprendizagem significativa em todas as áreas do conhecimento. Um projeto bem elaborado deve ter como objetivo principal o estímulo da criança em desenvolver a atividade proposta. Neste momento o professor tem papel de mediador no processo de interdisciplinaridade.
Projetos que envolvem passeios pelo bairro da escola estimulam as crianças a terem um interesse maior pelo ambiente em que vivem e também pelas pessoas que estão ao seu redor. Já os projetos com histórias tem como objetivo o despertar da criança para a vontade de aprender a ler e o amor pelos livros.
As construções coletivas, de brinquedos por exemplo, aproximam as crianças possibilitando o surgimento de laços afetivos tanto entre elas quanto com o educador.
As oficinas de trabalho para festas e datas comemorativas consistem em propostas de encaminhamento de atividades, entre as quais se encontram, além de textos informativos, criação de objetos confecção de álbuns, cartões, cartazes, máscaras, enfeites e decorações, reciclagem de papel, preparo de ovos de chocolate, construção de árvore de natal com material alternativo, etc.

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