quinta-feira, 16 de outubro de 2008

A MÚSICA PARA AS CRIANÇAS


Nos primeiro anos de vida, os bebes ainda não sabem falar, e se comunicam através dos sons e dos ritmos de seus próprios movimentos.
Os primeiros sons que são descobertos são os do seu próprio corço e do ambiente ao seu redor.
Ao ouvir os diversos sons, a sua primeira reação é tentar imita-lo.
Alguns sons como os da natureza, os sons de uma música suave são mais bem aceitos pelas crianças, já os ruídos feitos por um avião ou o estouro de fogos de artifício, além de trazer desconforto podem causar sensação de medo.
A musica como forma de aprendizado, não se aplica apenas nas brincadeiras de roda , mas também durante o banho,durante uma refeição ou até mesmo enquanto os bebes estão descansando, tirando aquela sonequinha.
Assim como a literatura a música estimula a criatividade das crianças e o seu desenvolvimento de linguagem oral e mais tarde a linguagem escrita.
Canta músicas que relatam coisa do seu cotidiano levam a um melhor desenvolvimento.
Ao selecionar músicas para estas criança é importante que ofereçamos a elas um repertoria variado, pois cada região do Brasil tem suas música típicas o nos possibilita uma diversidade de instrumentos e ritmos.
Ao escutar uma música tende a acompanha-la cantando, ou fazendo movimentos.
Não como educadores temos que valorizar o ato de criação das crianças para que ele seja significativo.
Para que haja esta valorização da criança é necessário que estejamos atentos aos seus sons e movimentos para que assim possamos reconhece-los dentro de suas especificidades.

Nenhum comentário: