quinta-feira, 16 de outubro de 2008

ATIVIDADES SOBRE MÚSICA E MOVIMENTO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

NOME DA ATIVIDADE: Amarelinha


IDADE INDICADA: 5 anos


OBJETIVOS DA ATIVIDADE: - Desenvolver a coordenação motora e a lateralidade;
- Estimular a concentração;
- Reconhecer os numerais e as formas geométricas;
- Fazer com que a criança consiga contar os númros em ordem crescente e decerscente.


CONTEÚDOS DESENVOLVIDOS: - Coordenação motora e lateralidade;
- Concentração e percepção;
- Formas geométricas;
- Numerais de 0 a 10
- Ordem crescente e decrescente


DESCRIÇÃO DETALHADA DA ATIVIDADE: Como toda brincadeira a amarelinha é uma atividade diária em todas as escolas, colocar esta atividade para as crianças vai ser uma atividade prazerosa e rotineira, mas com a ajuda da professora isso ficará mais interessante. Desenhe no chão amarelinha tradicional, só que as crianças terão que pular e contar ao mesmo tempo com a ajuda de todos, quando todas as crianças tiverem pulado a amarelinha, troque os números pelas formas geométricas e comece a brincadeira.





NOME DA ATIVIDADE: Pulando corda


IDADE INDICADA: 4 e 5 anos


OBJETIVOS DA ATIVIDADE: - Desenvolver a coordenação motora, a lateralidade e o equilíbrio;
- Desenvolver a habilidade de contagem dos números.


CONTEÚDOS DESENVOLVIDOS: - Coordenação motora, lateralidade e equilíbrio;
- Numerais de 0 a 10.


DESCRIÇÃO DETALHADA DA ATIVIDADE: Na Educação Infantil a criança ainda está aprendendo a lidar com a coordenação motora, e pular corda ainda é uma brincadeira desafiadora, incentivar o jogo fará com que a criança sinta confiança.
Comece a rodar a corda e contar do 0, quando a criança errar entra outra criança continua a contar do número que a criança anterior errou até chegar ao número 10, quando chegar ao 10 comece do 0 outra vez.










NOME DA ATIVIDADE: Circuito


IDADE INDICADA: 4 e 5 anos


OBJETIVOS DA ATIVIDADE: - Desenvolver a percepção, concentração e coordenação;
- Identificar os numerais, seguindo sua sequência.


CONTEÚDOS DESENVOLVIDOS: - Percepção, concentração e coordenação;
- Sequência numérica.


DESCRIÇÃO DETALHADA DA ATIVIDADE: Monte um circuito com pneus velhos, escorregador, corda e tudo mais que a sua imaginação, o espaço e materiais permitirem. Enumere os circuitos de 1 a 10, de modo que as crianças sigam a seqüência numérica.















NOME DA ATIVIDADE: Coelho matemático


IDADE INDICADA: 4 e 5 anos


OBJETIVOS DA ATIVIDADE: - Desenvolver a coordenação motora fina e ampla;
- Estimular o esquema corporal;
- Desenvolver a atenção;
- Fazer com que a criança identifique os numerais.


CONTEÚDOS DESENVOLVIDOS: - Coordenação motora fina e ampla;
- Os números
- Esquema corporal


DESCRIÇÃO DETALHADA DA ATIVIDADE: Cada participante desenhará um círculo, sendo que dois ficarão fora do círculo. Após todos estarem localizados dentro dos círculos, o professor dinamizará a brincadeira, com a troca de lugares sendo efetuada de várias formas, que resultem na resposta, com o numeral correspondente nos círculos. Os participantes que estão fora tentarão ocupar os círculos.








NOME DA ATIVIDADE: Formas geométricas


IDADE INDICADA: 4 e 5 anos


OBJETIVOS DA ATIVIDADE: - Desenvolver a atenção e percepção;
- Identificar as formas geométricas.


CONTEÚDOS DESENVOLVIDOS: - Percepção e atenção;
- Formas geométricas.


DESCRIÇÃO DETALHADA DA ATIVIDADE: Nesta brincadeira você vai precisar de duas caixas grandes, objetos com formas geométricas como cd, jornal amassado, régua e etc. Cada caixa vai ficar em um lado da quadra, uma com todos os objetos e a outra vazia. Peça para as crianças procurarem todos os objetos com a forma geométrica pedida e de uma a uma colocar na caixa vazia.

Nenhum comentário: